O que deve saber antes de ir a um espetáculo de fado

A cidade do Porto oferece uma variedade de espetáculos e experiências para os que apreciam o Fado. As suas casas, distribuídas pelo coração da cidade, prometem a turistas e residentes o melhor fado tradicional que por aqui se canta.
Seja ao final da tarde com um concerto tradicional, durante o jantar com espetáculos ao vivo ou mesmo durante um espetáculo de Fado Vadio, nestes locais podem ouvir-se os melhores fadistas e guitarristas da cidade.

O Fado deve ser ouvido em Silêncio
Sendo o fado uma experiência essencialmente auditiva, os seus espetáculos devem ser ouvidos em silêncio. O ruído criado pela voz das pessoas durante os espetáculos pode reduzir a qualidade da música e prejudicar na relação intimista que é criada entre o fadista e o público na maioria das casas.
Além disso, o barulho de fundo pode confundir tanto o fadista como os seus guitarristas que criam as melodias. O barulho pode ainda incomodar quem aprecia este tipo de espetáculo em silêncio.

Uso do telemóvel
Apesar do uso do telemóvel ser permitido durante os espetáculos de fado, o público deve confirmar que os dispositivos se encontram em silêncio. Caso pretenda tirar uma fotografia ou fazer uma gravação, certifique-se que o flash está desligado.
O público deve ter em atenção que o uso continuo do telemóvel durante um espetáculo, pode tido como um ato de desrespeito para os fadistas, então devem fazê-lo com moderação.

Bater palmas
Ao contrário do que acontece durante os concertos de música tradicional portuguesa, nos espetáculos de fado não se aconselha que o público acompanhe o fadista com palmas. Este ato pode prejudicar na hora de criar uma relação entre o fadista e o público e confundir os artistas que fazem o ritmo.
Assim, aconselha-se o público a bater palmas apenas no final de cada música para mostrar que está a gostar do espetáculo.

Cantar com o fadista
A não ser que o fadista peça ao público que o acompanhe durante uma música, esta prática é desaconselhada. Isto porque o som do canto do público pode interferir com as interpretações dos fadistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *