Casas de Fados e grandes Fadistas nascidos no Porto

São vários os artistas, poetas e músicos de Fado oriundos do Porto como por exemplo Tony de Matos, Beatriz da Conceição, Maria da Fé, Lenita Gentil, Florencia, Pedro Homem de Melo, António Torre da Guia ou Fontes Rocha, são apenas alguns exemplos que espelham a importância não só do Porto mas do resto pais na história da canção nacional que é o Fado.

O Fado sempre foi escutado em locais apropriados, como as tabernas, tascas, colectividades e claro as famosas e tradicionais Casas de Fado onde o Fado é tratado com todo o rigor e cerimónia, uma verdadeira celebração.

Nas Casas de Fado é reconhecidamente o local mais apropriado para assistir a uma noite de Fados á moda antiga. Existem uma serie de regras que no Fado não devem ser quebradas: Não há amplificação, silencio é factor determinante, não há serviço durante as actuações, as luzes baixam e não se circula na sala, nem deverá ser interrompido. As actuações acontecem alternadas entre os vários artistas, intercalando com momentos em que decorre o normal serviço de restauração. Como dizia a D. Amalia: o Fado não se explica, sente-se … é consensual que, é nas casas de Fado onde o Fado se sente melhor e onde verdadeiramente acontece. Na verdadeira tradição portuguesa, o Fado sempre aconteceu acompanhado por vinhos e petiscos á luz da vela. De Salientar que foi o Fado característico das Casas de Fado que foi eleito Património imaterial da humanidade. Em 1968, fez se história porque D. Heitor Gil de Vilhena fez um pacto com o fado, surgindo assim a catedral do Fado no Porto, a Casa da Mariquinhas.

A Casa da Mariquinhas situa-se em pleno coração da cidade, no típico bairro da Sé, em frente ao Arco de Santana, imortalizado por Garrett e aos pés da Sé Catedral. Com 52 anos de história este mítico local transpira Fado pelos poros das paredes de granito, por aqui passaram e continuam a passar todos os grandes nomes do fado nacional, que sem microfones, com a maior intimidade e proximidade ao público fazem com que a Casa da Mariquinhas seja o local ideal para apreciar o melhor Fado que pelo Porto se canta e toca, acompanhado pela melhor gastronomia tradicional portuguesa pela mão da Chef. Sandra Santos e pelos melhores néctares do nosso douro. Para quem vem ao Porto é incontornável uma visita a este estabelecimento reconhecido como de interesse histórico e cultural.

Adelino Duvall